O eSocial foi implementado pelo Governo Federal e integra o projeto SPED. O objetivo dele é reduzir as burocracias sobre as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. O programa envolve diversos órgãos públicos como: Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e Caixa Econômica Federal.
A opção FOLHA DE PAGAMENTO oferece todos os recursos para a gestão da folha de pagamento dos colaboradores. Lá você encontra opções para cadastro dos mesmos ou para alterações daqueles já cadastrados.
Na opção GESTÃO DE EMPREGADOS, você pode cadastrar a empregada doméstica inserindo todos os seus dados, bem como gerenciar a empregada já cadastrada. É possível alterar horário de entrada e saída, salário, ver o histórico de férias gozadas e não gozadas, gerar o boleto de pagamento do INSS, o recibo para impressão do pagamento do empregado, dentre outros serviços.
Entrando na opção FOLHA DE PAGAMENTOS, você tem a oportunidade de verificar a situação do empregada mês a mês. Se há algum INSS sem pagar, se num determinado mês a folha não foi fechada etc.
Os dados do empregador são cadastrados e alterados nessa opção. Tenha em mãos todos os documentos para efetivar esse cadastro e atenção ao endereço declarado. Pois a empregada deverá trabalhar no endereço declarado.
Essa opção chega no mesmo lugar da opção GESTÃO DOS EMPREGADOS que aparece na primeira tela. Uma opção útil é o INFORME DE RENDIMENTOS que pode ser necessário para o empregado, em diversas circunstâncias.
Ainda na FOLHA DE PAGAMENTOS, você pode além de alterar os dados cadastrais, fazer alguma opção oferecida pelo governo em relação ao parcelamento do FGTS. Como ocorreu em 2020, de acordo com a medida provisória MP927.
O CFC, Conselho Federal de Contabilidade, foi criado a mais de 70 anos tem como função principal fiscalizar o exercício profissional dos contadores, além de ajudar a preservar e ampliar o mercado de trabalho da profissão. O Conselho Federal é integrado por um representante de cada estado e mais o Distrito Federal, no total de 27 conselheiros efetivos e assim tem função de orientar, fiscalizar e normatizar o exercício contábil com o intermédio dos CRCs. O CRC, Conselho Regional de Contabilidade, através de fiscalizações exercidas pelo CFC, já que é um órgão subordinado que consegue examinar se os profissionais estão seguindo as normas técnicas estabelecidas para poder exercer a profissão.