Passo 1

Acesse o site http://www.receita.fazenda.gov.br. A primeira tela que irá aparecer é essa. Contendo diversas opções de serviços. Vá em ACESSAR se você já possui o Código de Acesso. E vá para o PASSO 6. Mas caso ainda não possua, prossiga no PASSO 2.

Passo 2

Essa tela oferece três opções: ACESSAR – se você já possuir o login e a senha já válidos, GERAR CÓDIGO DE ACESSO – se você ainda não possui a senha ou não se lembra mais da senha que utilizava, e a opção INFORMAÇÕES SOBRE CERTIFICADOS DIGITAIS, caso queira saber mais sobre a obtenção de certificados digitais. Nesse primeiro instante, vamos explorar as opções existentes dentro de ACESSAR..

Passo 3

Clicando em ACESSAR, uma nova tela irá aparecer, solicitando seu CPF ou CNPJ e seu código de acesso. Caso não possua ou tenha esquecido qual era o seu código, volte para a primeira tela e clique em GERAR CÓDIGO DE ACESSO. Lembrando que esse código de acesso expira sua validade após um tempo. Geralmente toda época de declaração de imposto de renda, se faz necessário renovar esse código.

Passo 4

Em DECLARAÇÕES E DEMONSTRATIVOS você consegue acessar todas as opções disponíveis, referentes a sua declaração, tanto a do ano atual quanto às declarações de anos anteriores. Outras opções dessa página são úteis para consulta. Dentre as mais acessadas: SITUAÇÃO FISCAL para consultar algum débito com a Receita, PAGAMENTOS E PARCELAMENTOS para verificar as parcelas já pagas do imposto de renda e as faltantes (inclusive de anos anteriores), DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO para consultar todas as dívidas caso existentes etc.

Passo 5

Uma vez dentro do site da Receita Federal, a opção que irá te permitir verificar a sua situação perante o fisco, ou seja, como está sua declaração, se caiu na malha fina ou se terá direito à restituição, é a opção MEU IMPOSTO DE RENDA (EXTRATO DA DIRPF)

Passo 6

A tela seguinte irá te mostrar diversas opções de consulta. Você pode escolher o ano a consultar, alertas poderão aparecer com as últimas informações, possibilidade de habilitação de dispositivo móvel etc. Extrato do processamento, pendências de malha, cópia da declaração entregue e do recibo de entrega são umas das opções disponíveis nessa etapa.

Passo 7

O extrato do processamento de anos anteriores é uma forma de você consultar alguma pendência que ficou do passado ou do atual ano. Observe que o portal oferece opção de consulta de pelo menos 10 anos atrás.

Passo 8

Veja o exemplo do extrato do processamento de 2020: a declaração original foi preenchida e depois enviada dia 30 de junho. Ela sofreu uma retificação, devido a alguma correção, e enviada no dia 1º de julho.

Função do CRC e CFC

O CFC, Conselho Federal de Contabilidade, foi criado a mais de 70 anos tem como função principal fiscalizar o exercício profissional dos contadores, além de ajudar a preservar e ampliar o mercado de trabalho da profissão. O Conselho Federal é integrado por um representante de cada estado e mais o Distrito Federal, no total de 27 conselheiros efetivos e assim tem função de orientar, fiscalizar e normatizar o exercício contábil com o intermédio dos CRCs. O CRC, Conselho Regional de Contabilidade, através de fiscalizações exercidas pelo CFC, já que é um órgão subordinado que consegue examinar se os profissionais estão seguindo as normas técnicas estabelecidas para poder exercer a profissão.